Ementa: Construção de relatórios de pesquisa. Apresentação de resultados de pesquisa: diferentes abordagens, variados modelos e público alvo da apresentação. A escrita etnográfica e o papel do autor no texto etnográfico, a sua autoria e autoridade etnográfica, a crítica pós-moderna em antropologia e a produção de textos etnográficos.

Objetivo Geral: Apresentar à/ao estudante o desenvolvimento histórico da abordagem etnográfica como forma privilegiada de construção de conhecimento antropológico, bem como apreciar as questões travadas em torno da prática do trabalho de campo. Apresentar as discussões contemporâneas à respeito da escrita etnográfica e da presença do autor ou autora nesses textos, bem como suas implicações na apresentação de um conhecimento que se pretenda antropológico. Discutir sobre como "dar um retorno" da pesquisa às pessoas envolvidas no contexto pesquisado (interlocutoras na pesquisa).
Ementa: Noção de pessoa como categoria no corpus conceitual da Antropologia. Noção de pessoa: o universal e o particular. Noção de pessoa e sistemas de representação cultural. O lugar do corpo na noção de pessoa. Noção moderna de pessoa. Noção contemporânea de pessoa humana.

Objetivo Geral: Compreender o itinerário percorrido pela Antropologia na constituição da noção de pessoa como objeto de investigação e empreender uma análise crítica de alguns conceitos formulados nesse processo.
Ementa: A constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo no contexto histórico social da modernidade ocidental. Conceitos fundamentais: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Os modelos binários de compreensão da realidade social: natureza e cultura, indivíduo e sociedade, agência e estrutura, individualismo e holismo. Estudos contemporâneos no campo da Antropologia e seus impactos na Antropologia brasileira: multiculturalismo, diversidades, identidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, direitos humanos, ambientes, territorialidades e religiosidades. O campo de trabalho da antropóloga e do antropólogo.

Objetivo geral: Introduzir a/o estudante no campo da antropologia e analisar a constituição da Antropologia como disciplina e seu campo de estudo no contexto histórico-social da modernidade ocidental. Apresentar e debater conceitos fundamentais, tais como: cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, etnia, raça, dentre outros; Também serão apresentados e analisados objetos de estudo contemporâneos no campo da antropologia e seus impactos na antropologia brasileira, a exemplo de: multiculturalismo, diversidades, identidade, relações de gênero, relações étnico-raciais, direitos humanos, ambientes, territorialidades e religiosidades.


Ementa: Antropologia Social Britânica: teorias clássicas e modernas. O projeto etnográfico. As dimensões simbólicas do social e do ritual e suas expressões na Antropologia brasileira

Objetivo geral: Introduzir o aluno no campo da Antropologia Social Britânica, começando por analisar a elaboração das primeiras teorias antropológicas no século XIX, bem como seus impactos, e, a seguir, a reação teórica que surgiu na primeira parte do século XX, que culminou no desenvolvimento de uma forma muito particular fazer etnografia. E, por fim, abordar os principais temas contemporâneos da Antropologia Social Britânica.