Ementa: Modelos atômicos, propriedades periódicas dos elementos, ligações eletrovantes, ligação covalente (teoria eletrostática), geometria molecular, forças intermoleculares, teoria cinética dos gases, 1º lei da termodinâmica, 2º lei da termodinâmica e equilíbrio dinâmico, reatividade, equações químicas e estequiometria, reações ácido-base, cálculos de equilíbrio em soluções aquosas e reações de oxiredução.

Objetivos: Apropriar o discente do método científico, da linguagem da química, de suas práticas, de sua história e de seu pensamento. Estudar a estrutura, propriedades e transformações das substâncias e suas misturas.

Metodologia: Apresentação construtivista e dialogada do conteúdo. Cada tema será apresentado em cima do tripé: conceitualização, manipulação e aplicação. A conceitualização é a etapa que envolve as definições, apropriação dos símbolos e de suas regras de uso. Na manipulação propomos articular e relacionar as ideias apresentadas, buscando evidências que sustentam sua utilidade como ferramenta. E, finalmente, a aplicação, em que o conhecimento químico é usado como ferramenta de construção, análise e desenvolvimento. Com o tripé proposto, temos o que chamamos de apropriação do conhecimento. A apropriação é a capacidade de articular o conhecimento, enxergando relações e realizando ações. A Química é o conhecimento como ferramenta para a exploração da natureza e a realização de ideias e inovações.