Banner título da seção Histórico do projeto

O Projeto Unifal Interativa surgiu como proposta para o Edital Inova EaD da Capes que teve como objeto selecionar projetos relacionados à disseminação de produtos e recursos de inovação tecnológica educacional.

Os objetivos desse edital eram:  

I - Incentivar a inovação pedagógica, por meio da disseminação de recursos ou soluções tecnológicas.  

II - Promover a melhoria da qualidade da educação brasileira por meio de métodos e práticas de ensino e aprendizagem inovadores.  

III - Estimular a utilização de recursos e soluções tecnológicas educacionais para uso público irrestrito, de forma gratuita, como forma de democratização do acesso ao conhecimento.  

IV - Utilizar a inovação tecnológica no processo de formação inicial e continuada de professores.  

V - Ampliar o acesso e a utilização das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem e no exercício da gestão pública.


Banner do tttulo da seção Projetos

O projeto aprovado no referido edital da CAPES, denominado "Unifal Interativa", tem com objetivo difundir metodologias ativas na construção e compartilhamento de materiais às diversas modalidades e níveis de ensino, e inseridas no ambiente escolar. Para tal, estão sendo disponibilizados inicialmente, três produtos:


Logo do projeto Tales Ludos
Tales Ludos é uma ferramenta online de autoria que possibilita a construção de um jogo baseado em cenários, locais do cenário, personagens e interações, que exige pouco conhecimento técnico por parte do usuário/autor de jogos. O roteiro do jogo é criado com o preenchimento de alguns formulários, onde o autor define o título, uma descrição e uma imagem de fundo para o jogo. Para mais informações acesse: Tales Ludos
Logo do projeto Catálago de Plantas “Catálogo de Plantas” é uma ferramenta de educação ambiental e tem como objetivo difundir o conhecimento científico e popular sobre a produção e os usos tradicionais de plantas encontradas em nosso dia-a-dia. O catálogo faz parte do projeto ‘Reconhecer para valorizar’ o qual pretende, a partir da identificação das plantas, estimular e desenvolver a percepção ambiental das plantas e do meio ambiente. Para mais informações acesse: Catálogo de Plantas
Logo do projeto BioQuanti Bioquímica Quantitativa - Website elaborado no intuito de contribuir ao ensino-aprendizagem de conteúdos de ensino superior em Bioquímica Quantitativa e áreas correlatas, além de atender ao ensino básico (anos finais do fundamental e ensino médio)Ensino reproduzível em Bioquímica simultâneo à execução de códigos para gráficos, análises, tabelas, simulações, animações, e visualização 3D. Para mais informações acesse: Bioquímica Quantitativa

 

Banner de título da seção Produtos Gerados


Trabalhos apresentados no Simpósio Integrado UNIFAL-MG, 2024, Alfenas

  • SANTOS, A. G. S.; GOZZI, W. P.; MAFRA, L. A. S.. Catálogo de plantas: transformando uma ação de extensão em recursos educacionais abertos In: X Simpósio Integrado UNIFAL-MG, 2024, Alfenas.  Anais do X Simpósio Integrado UNIFAL-MG. Alfenas: UNIFAL-MG, 2024.
  • LIMA, D. C.; LAGE, R. M.; SILVA, L. E.; MAFRA, L. A. S.; SILVA, J. M. S. F.. Formação de professores para o uso de jogos educativos: uma experiência com a ferramenta para criação de jogos Tales Ludos In: X Simpósio Integrado UNIFAL-MG, 2024, Alfenas - MG.  Anais do X Simpósio Integrado UNIFAL-MG. 2024, v.1,
  • NOGUEIRA, M. G. F.; SILVA, L. E.; MAFRA, L. A. S.; SILVA, J. M. S. F.. Visualização interativa de modelos moleculares em 3d com JMOL para conteúdos didáticos do ensino médio In: X Simpósio Integrado UNIFAL-MG, 2024, Alfenas - MG.  Anais do X Simpósio Integrado UNIFAL-MG. Alfenas - MG: UNIFAL-MG, 2024, v.I,


 Trabalhos apresentados no Congresso Movimento Docente (CMD):

(Link Anais do CMD: https://congresso.movimentosdocentes.com/2024-resumos)

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DE JOGOS EDUCATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A FERRAMENTA PARA A CRIAÇÃO DE JOGOS TALES LUDOS. Autores: Daniel da Costa Lima, Renan Magalhães Lage, Luiz Eduardo da Silva, José Maurício Schneedorf, Ferreira da Silva,Luiz Antônio Staub Mafra
  • JARDIM DE MOLÉCULAS: UM CATÁLOGO ONLINE PARA VISUALIZAÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS EM 3D COM JMOL PARA CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO. Autores: Marília Gabriela Freire Nogueira, Luiz Eduardo da Silva, Luiz Antonio Staub Mafra, José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva
  • RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: O USO DO CATÁLOGO DE PLANTAS PARA DESENVOLVIMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA INTERDISCIPLINAR. Autores: Luiz Antonio Staub Mafra, William Permagnani Gozzi, Alexia Gabrielle Siqueira dos Santos, José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva, Luiz Eduardo da Silva
  • VIVIFICANDO CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO COM R & RSTUDIO: GRÁFICOS E MAPAS INTERATIVOS, ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES. Autores: Bárbara Silveira Rodrigues, Gabriel Gerber Hornink, Luiz Eduardo da Silva, José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva
  • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COM O R E RSTUDIO. Autores: José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva, Gabriel Gerber Hornink


Links dos vídeos de apresentação no CMD


Apresentação de Trabalho no XVI Congresso de Administração, Sociedade e Inovação

Link de programação do 16 Casi (os Anais ainda não estão disponíveis):

https://congressocasi.com.br/wp-content/uploads/2024/12/04.12.24-PROGRAMAÇÃO-COMPLETA-XVI-CASI-vs13.pdf

Título do trabalho: A construção de Recursos Educacionais Abertos (REA) numa perspectiva colaborativa: o desenvolvimento de ferramentas de educação ambiental*, Autores: Luiz Antonio Staub Mafra, William Permagnani Gozzi, Alexia Gabrielle Siqueira Dos Santos.

*Indicado entre os três melhores trabalhos da área.


Trabalho de Conclusão de Curso (TCC2-em finalização):

Bolsista: Marília Gabriela Freire Nogueira

Orientador: José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva

TCCI: Site Interativo para Representatividade das Estruturas Moleculares Como Material Didático para o Ensino Médio.

TCC2 - Jardim de Moléculas: um catálogo interativo para o ensino de modelos atômicos na web (defesa prevista: 17/jun/25)


Capítulos de livro (no prelo) - Editora V&V

  • “Avaliação de assistentes de IA na criação de códigos de R para objetos interativos em ensino reprodutível”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Reflexões e Relatos sobre Inteligência Artificial”.
  • “Documentos Dinâmicos em Ensino Reprodutível com R & Rstudio”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea ”Tecnologias Emergentes em Educação”.
  • “Ensino reprodutível como metodologia ativa em ensino-aprendizagem”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea ”Tecnologias Emergentes em Educação”,
  • “Objetos Didáticos Interativos em Ensino Reprodutível com R, RStudio e IA”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Reflexões e Relatos sobre Inteligência Artificial”.
  • "SISMA - Um Aplicativo Educacional para Elaboração e Simulação de Diagramas Dinâmicos”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Aprendizagem Ativa: da Educação Básica ao Ensino Superior”
  • “Desenvolvimento De Competências Digitais No Ensino Superior A Partir De Aprendizagem Baseada Em Projetos Com R e Rstudio”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva, Gabriel Gerber Hornink” para integrar a coletânea “Aprendizagem Ativa: da Educação Básica ao Ensino Superior”
  • “Vivificando Conteúdos Do Ensino Básico Com R & Rstudio: Gráficos E Mapas Interativos, Animações E Simulações”, de autoria de “Bárbara Silveira Rodrigues, Gabriel Gerber Hornink, José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Aprendizagem Ativa: da Educação Básica ao Ensino Superior”.
  • “Bibliotecas do R para criação de objetos interativos ao Ensino Reprodutível”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Aprendizagem Ativa: da Educação Básica ao Ensino Superior”.
  • “Jardim De Moléculas: Um Catálogo Online Para Visualização De Modelos Atômicos Em 3d Com Jmol Para Conteúdos Do Ensino Básico”, de autoria de Marília Gabriela Freire Nogueira, Luiz Eduardo da Silva, Luiz Antonio Staub Mafra , José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Aprendizagem Ativa: da Educação Básica ao Ensino Superior”.
  • “R & RStudio: uma plataforma para implementação de ensino reprodutível”, de autoria de “José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” para integrar a coletânea “Aprendizagem Ativa: da Educação Básica ao Ensino Superior”.
  • “Tecnologias digitais e a coprodução do bem público: o caso dos Recursos Educacionais Abertos", de autoria de “Luiz Antonio Staub Mafra, William Permagnani Gozzi; Alexia Gabrielle Siqueira dos Santos, Luiz Eduardo da Silva; José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva” na coletânea Abordagens Multidisciplinares na cultura digital”.
  •  “Aprimorando a experiência de aplicação de um sistema de elaboração de jogos educacionais online: Inovação em ferramentas e recursos interativos” de autoria de “Luiz Eduardo da Silva, Daniel da Costa Lima, Isabelle Isgrignero, Jasmine Germano França, Renan Magalhães Lage, José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva, Luiz Antônio Mafra” para integrar a coletânea ”Tecnologias Emergentes em Educação”

 

 Artigo científico (no prelo):

José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva. Livros vivos: uma proposta de ensino reprodutível com R & Rstudio. Revista Eletrônica Casa de Makunaima.


Orientações:

Iniciação Científica:

  • Lívia Silva Bispo. “Monitoramento em tempo real da integridade de membranas biomiméticas monitoradas por Arduino”. Período: fev/24-jan/25. Modalidade: voluntário. Orientador: José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva.
  • João Vitor Batista de Freitas. “Revisitando o experimento de grãos de feijão: uma proposta em ensino reprodutível com Arduino para monitoramento de germinação de sementes de Phaseolus vulgaris”. Bolsista PIBICT - FAPEMIG (Edital 18/2024 PRPPG/UNIFAL-MG. Período: mar/2025-fev/2026). Orientador: José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva. 

Iniciação Científica - Ensino Médio

  • Maria Eduarda Veronezi Lopes. Projeto: "Recursos educacionais abertos e letramento digital ao Ensino Médio" (período: out/24-mar/25). Bolsista de Iniciação Científica - Ensino Médio (CNPq), Edital 12/2024 PRPPG/UNIFAL-MG. Orientador: José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva. Etapa: redação do relatório final e preparação de apresentação em Simpósio Integrado (UNIFAL-MG, out/2025).
  • Maria Eduarda Mendes de Oliveira. Projeto: "Recursos educacionais abertos e letramento digital ao Ensino Médio" (período: abril/25-set/25). Bolsista de Iniciação Científica - Ensino Médio (CNPq), Edital 12/2024 PRPPG/UNIFAL-MG. Orientador: Luiz Eduardo da Silva.