
O curso tem como tema o estudo da cosmopercepção da Oralidade Lunda-Cokwe a partir dos contos recolhidos pela ação colonial da Diamang na Lunda.
- Professor Gestor: Vitoria Massami Kikuti
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

O presente curso tem como objetivo relatar, entender e analisar o processo de conquista dos gregos que se fixaram na região da Península Ibérica, região esta extremamente cobiçada. Tal região contava com grandes minas de prata, cobre e estanho. Também possuía um solo rico para o desenvolvimento agrícola. Devido a este fato, muitos povos buscavam o seu controle. Entre eles, os fenícios, os gregos e, por último, os romanos.
Buscaremos propor atividades que enriqueçam a aprendizagem!
Entre e sinta-se à vontade para descobrir tudo sobre a colonização grega na Península Ibérica!
- Professor Gestor: Thais Ribeiro Leite
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva
- Professor Gestor: Tais Virginia de Melo Almeida
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva
- Professor Gestor: Rafael Silva de Oliveira
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva
- Professor Gestor: Mariana Gabriela Borges Matos da Silva
- Professor Gestor: Maria Emilia Moura Saldanha
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

Minha pesquisa é voltada para as concepções do grupo anarcofeminista Mujeres Libres, que tiveram um papel importante ao dar voz as mulheres ligadas a movimentos libertários em especial o anarquismo durante a Guerra Civil Espanhola. Busco compreender as concepções do grupo sobre o trabalho nas edições da revista e como as mulheres viam no mesmo uma forma de combater o fascismo dos nacionalistas e o preconceito de gênero.
O grupo nasceu como uma alternativa de mulheres ligadas ao movimento libertário de construir um espaço para debates e perspectivas femininas, que muitas vezes não eram atendidas dentro dos sindicatos como A Federação Anarquista Ibérica e a Confederação Nacional do Trabalho.
Assim, em 1936, nasce o grupo Mujeres Libres. Fundado por Lucia Sanchez Saornil, Amparo Ponch Y Gascon e Mercedes Comaposada já ativas na Imprensa libertária em jornais como o Solidariedad Obrera e o Tierra Y Libertad. o agrupamento chegou a reunir mais de 20 mil mulheres em diversas partes da Espanha, desde as áreas rurais até as áreas Urbanas.
- Professor Gestor: Joao Gabriel da Costa Andrade
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

Esse curso buscará apresentar e realizar o estudo sobre os sona como uma narrativa gráfica Lunda-Cokwe.
- Professor Gestor: Isaac Marques de Souza Garcia
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

Esse curso explora os franciscanos em Portugal no século XIII, analisando a independência do reino e abordando aspectos religiosos, sociais e políticos medievais ibéricos.
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva
- Professor Gestor: Gian Carlo Camilo Telles
- Professor Gestor: Fabrício de Oliveira Ferreira
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

Educação Patrimonial e História: Compreender os saberes cosmológicos ancestrais/atuais dos povos originários, seus entrelaçamentos com os biomas e seres não humanos (espirituais, inclusive) propondo uma análise e reflexão crítica/decolonial no âmbito da pratica escolar no ensino médio.
- Professor Gestor: Emerson Wander da Costa
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

- Professor Gestor: Diego Mateus Ferreira
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

Polarização política contemporânea e relação com cenário político mundial
- Professor Gestor: Caio de Oliveira Resende
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva

Este curso visa explorar os debates acerca das representações de poder através dos símbolos
presentes na escultura funerária do cavaleiro medieval Fernán Pérez de Andrade “O Bom” (XIV), localizada na Península Ibérica.
- Professor Gestor: Bianca Amaral Batista
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva
Este curso discute a Romanização na Península Ibérica a partir dos
escritos de Estrabão e em diálogo com o conceito de alteridade. Por meio da
leitura da obra do geógrafo em questão a respeito da cultura e dos costumes dos
povos nativos do território ibérico, mas também outros grupos sociais ali
instalados, espera-se evidenciar as parcialidades e o etnocentrismo apresentado
por esta fonte.
- Professor Gestor: Alexssandro Liel
- Professor Gestor: Luiz Eduardo da Silva