O curso tem como tema o estudo da cosmopercepção da Oralidade Lunda-Cokwe a partir dos contos recolhidos pela ação colonial da Diamang na Lunda. 


O presente curso tem como objetivo relatar, entender e analisar o processo de conquista dos gregos que se fixaram na região da Península Ibérica, região esta extremamente cobiçada. Tal região contava com grandes minas de prata, cobre e estanho. Também possuía um solo rico para o desenvolvimento agrícola. Devido a este fato, muitos povos buscavam o seu controle. Entre eles, os fenícios, os gregos e, por último, os romanos.

Buscaremos propor atividades que enriqueçam a aprendizagem!

Entre e sinta-se à vontade para descobrir tudo sobre a colonização grega na Península Ibérica!

Esse curso explora a divulgação e o reconhecimento da obra de Clarice Lispector em Portugal, destacando as lacunas historiográficas relativas às mulheres na literatura ibérica. O estudo examina a biografia de Clarice Lispector, o contexto histórico e cultural de Portugal e sua recepção tardia no país. A análise revela os desafios e contributos do autor para o panorama literário português. 

Minha pesquisa é voltada para as concepções do grupo anarcofeminista Mujeres Libres, que tiveram um papel importante ao dar voz as mulheres ligadas a movimentos libertários em especial o anarquismo durante a Guerra Civil  Espanhola. Busco compreender as concepções do grupo sobre o trabalho nas edições da revista e como as mulheres viam no mesmo uma forma de combater o fascismo dos nacionalistas e o preconceito de gênero. 

O grupo nasceu como uma alternativa de mulheres ligadas ao movimento libertário de construir um espaço para debates e perspectivas femininas, que muitas vezes não eram atendidas dentro dos sindicatos como A Federação Anarquista Ibérica e a Confederação Nacional do Trabalho.

Assim, em 1936, nasce o grupo Mujeres Libres. Fundado por Lucia Sanchez Saornil, Amparo Ponch Y Gascon  e Mercedes Comaposada já ativas na Imprensa libertária em jornais como o Solidariedad Obrera e o Tierra Y Libertad. o agrupamento chegou a reunir mais de 20 mil mulheres em diversas partes da Espanha, desde as  áreas rurais até as áreas Urbanas.

Esse curso buscará apresentar e realizar o estudo sobre os sona como uma narrativa gráfica Lunda-Cokwe. 

Esse curso explora os franciscanos em Portugal no século XIII, analisando a independência do reino e abordando aspectos religiosos, sociais e políticos medievais ibéricos.   

Educação Patrimonial e História: Compreender os saberes cosmológicos ancestrais/atuais dos povos originários, seus entrelaçamentos com os biomas e seres não humanos (espirituais, inclusive) propondo uma análise e reflexão crítica/decolonial no âmbito da pratica escolar no ensino médio.

Polarização política contemporânea e relação com cenário político mundial

Este curso visa explorar os debates acerca das representações de poder através dos símbolos 

presentes na escultura funerária do cavaleiro medieval Fernán Pérez de Andrade “O Bom” (XIV), localizada na Península Ibérica.

Este curso discute a Romanização na Península Ibérica a partir dos escritos de Estrabão e em diálogo com o conceito de alteridade. Por meio da leitura da obra do geógrafo em questão a respeito da cultura e dos costumes dos povos nativos do território ibérico, mas também outros grupos sociais ali instalados, espera-se evidenciar as parcialidades e o etnocentrismo apresentado por esta fonte.