Opções de inscrição

Minha pesquisa é voltada para as concepções do grupo anarcofeminista Mujeres Libres, que tiveram um papel importante ao dar voz as mulheres ligadas a movimentos libertários em especial o anarquismo durante a Guerra Civil  Espanhola. Busco compreender as concepções do grupo sobre o trabalho nas edições da revista e como as mulheres viam no mesmo uma forma de combater o fascismo dos nacionalistas e o preconceito de gênero. 

O grupo nasceu como uma alternativa de mulheres ligadas ao movimento libertário de construir um espaço para debates e perspectivas femininas, que muitas vezes não eram atendidas dentro dos sindicatos como A Federação Anarquista Ibérica e a Confederação Nacional do Trabalho.

Assim, em 1936, nasce o grupo Mujeres Libres. Fundado por Lucia Sanchez Saornil, Amparo Ponch Y Gascon  e Mercedes Comaposada já ativas na Imprensa libertária em jornais como o Solidariedad Obrera e o Tierra Y Libertad. o agrupamento chegou a reunir mais de 20 mil mulheres em diversas partes da Espanha, desde as  áreas rurais até as áreas Urbanas.

Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.