
A professora:
Márcia: Sou natural de São Paulo, embora morei a maior parte do tempo no interior desse estado. Estudei na UFSCar durante a graduação (Bacharelado e Licenciatura em Química) e pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Química Inorgânica). Sou professora há 18 anos (contados em 2023), tendo ministrado aulas em turmas da ensino médio, graduação e pós-graduação, sempre na área de Química. Trabalho na Unifal desde 2009. Na graduação ministro aulas da disciplina de Química Geral em diversos cursos (Biologia, Biotecnologia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição e Química) além de Química Inorgânica 1 e 2 para os cursos de Química, desde agosto de 2009. Neste período atuei em vários projetos, como o PIBID repensando a sala de aula, programas de extensão sobre a) formação de professores de Química e Ciências, b) divulgação científica e feiras de ciência e c) estímulo à meninas na Ciência. Na pós-graduação desenvolvi pesquisa na área de Ensino de Química e de Química Inorgânica. Fora da Unifal tenho uma vida e estimulo todos vocês a terem também! Nela, meus interesses são boas músicas, pintura em artesanato e cuidar e dar muito chamego nas minhas 4 calopsitas e 2 agapornis. Sejam bem vindos!
(mais informações sobre a professora!)
A disciplina:
A Química é a Ciência que estuda a matéria e suas transformações. Nesse ponto, é importante para nós, como futuros cientistas, compreender a matéria, sua composição, as diferenças entre os diversos tipos de materiais (diferenças entre o sal de cozinha, o oxigênio que respiramos e uma barra de ferro, por exemplo) e pois cada uma dessas características está relacionado ao uso que faremos dessa substância, ao longo de nossas atividades profissionais. E como essas substâncias se transformam - ou seja, reagem! - devemos compreender estes processos de transformação, os aspectos energéticos envolvidos, assim como sua composição.
A metodologia de ensino:
Esta disciplina será ministrada na modalidade presencial utilizando a plataforma do Moodle como apoio. Assim, quando precisarmos de postar um arquivo, consulta-los etc, utilizaremos dessa plataforma. Algumas estratégias que serão utilizadas são: aula expositiva (síncronas), solução de problemas, apresentação e reflexão de vídeos, listas de exercício para consolidar o conhecimento e estimular o estudo permanente dos tópicos, etc.
O material didático e atividades estarão disponíveis na plataforma moodle. A comunicação e discussão será feita através dos aplicativos do moodle (mensagem). Os fóruns de discussão do AVA (ambiente virtual de aprendizagem, no nosso caso o moodle) serão utilizados para promover discussões de questões norteadoras, exemplos, etc. favorecendo a interação entre a turma.
A referência básica ( e outras referências serão apresentadas durante o curso) são apresentadas a seguir:
[1] QUÍMICA A CIÊNCIA CENTRAL, BROWN et. al.: São Paulo, Pearson Prentice Hall, 9a edição (2005). (link, biblioteca virtual da Unifal)
2) ATKINS, P. JONES. L.; Princípios de Química. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.
3) KOTZ, J.C., TREICHEL, P.; Química e reações Químicas; Cengage, vol 1 e 2, 2009.
4) Apostila das aulas experimentais; Universidade Federal de Alfenas.
5) SILVA, R.R.; BOCCHI, N.; ROCHA-FILHO, R.C., MACHADO, P.F.L.; Introdução à Química Experimental; 1ª ou 2ª edição; 2014.
6) BRADY, J. E., RUSSELL, J. W., HOLUM, J. R. Química: A Matéria e Suas Transformações. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 2002. v.1.
7) MAHAN, B.H., MEYERS, R.J., Química, um curso Universitário. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1998 (tradução da 4ª ed. Americana) 582p.
8) RUSSEL, J.B., Química Geral. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1982, 897p. ou RUSSEL, J.B., Química Geral (2 volumes). São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 2ª edição, 1994.
9) BRADY, J. E. & HUMISTON, G. E. Química Geral - Livros Técnicos e Científicos.
- Professor Gestor: Marcia Regina Cordeiro